Dou continuidade na “série” concordando em parte com a terceira carta. Sinto a necessidade de abordar um ponto específico. É mencionado que aqueles que se posicionam no centro político enfrentam a indefinição e a desconfiança, sugerindo uma falta de solidez em comparação com as correntes ideológicas mais radicais. Me identifico no centro e pois bem é o contrário de um limbo. Para mim esse lugar que uma minoria ocupa, não falarei nós porque não falo pelo coletivo, foi uma resposta ao radicalismo dos dois polos. Friso que o de direita é mais insuportável todavia, porque se usa da dita “liberdade de expressão e religiosa” para multiplicar mentiras em larga escala, ódio em proporção igual e desinteresse com políticas de inclusão.
Um entre milhares
O candidato ideal para negligência é o atual governador de Minas Gerais Romeu Zema - do partido liberal NOVO. No período de conscientização do autismo em 2023, seu governo vetou uma emenda que garantia a prioridade de criação de centros de referência regionais de atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Por si só ela é política
Inevitavelmente a literatura é palco de críticas e ataques. A tentativa de manter-se “limpa” é impossível, pois a interpretação e a recepção das obras literárias são subjetivas e variam conforme o contexto social-econômico, o ambiente e os valores políticos de cada leitor.
Depois de mencionar o governador Romeu Zema, destaco que a literatura, por si só, é política. Gente com inclinação progressista, anarquista, comunista, social-democrata, recontam a realidade através da língua, uma vez que Orwell diz: toda arte é propaganda (ORWELL, 2008, p. 36).
Ainda que se aborda temas irrefutáveis, como a crise hídrica do Rio Araguaia, haverá quem discorde ou minimize; se a destruição continuar o futuro do rio é morrer.
O Caso do Rio Araguaia
O Rio Araguaia, um dos maiores rios do estado de Goiás, enfrenta uma crise hídrica crescente. Estudos indicam que a disponibilidade de água no Brasil pode ser reduzida em até 40% até 2040. Essa tendência é visível no Araguaia, que é sugado sem piedade para atender a demanda do mercado agropecuário. Na outra via, sendo um cartão postal de pesca e banho, há o turismo inconsequente, um conluio de bebedeira desenfreada, lixo e ostentação sertaneja.
O ofício da arte literária é despertar o debate e a luta. Toda denúncia feita através da escrita estará suscetível a julgamentos alheios e ao cancelamento parcial, a autoridade que enterrou Jéssica Vitória.
Sacrifícios tendem a aparecer para nos tirarem do quarto de despejo
Adendo
Ficou interessado nas referências? Se sim, essa é a lista de onde veio parte da pesquisa, não anotei todos os links porque o TDAH atrapalhou minha memória:
VASCONCELOS, Ana Carolina. Zema veta proposta de criação de centros de atendimento a pessoas do espectro autista em MG. Diário do Centro do Mundo, 2023. Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/zema-veta-proposta-de-criacao-de-centros-de-atendimento-a-pessoas-do-espectro-autista-em-mg/. Acesso em: 15 ago. 2024.
ORWELL, George; PACKER, George; GESSEN, Keith. All Art is Propaganda: Critical Essays. Houghton Mifflin Harcourt, 2008. p. 36. Disponível em: https://archive.org/details/AllArtIsPropagandaCriticalEssays/page/n35/mode/2up?view=theater. Acesso em: 15 ago. 2024.
GAZETA DO POVO. Perfil da Choquei confessa publicação de fake news que desencadeou morte de jovem. Gazeta do Povo, 2023. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/perfil-da-choquei-confessa-publicacao-de-fake-news-que-desencadeou-morte-de-jovem/. Acesso em: 15 ago. 2024.
LEÃO, Luan. Disponibilidade de água no Brasil pode ser reduzida em 40% até 2040, diz relatório da ANA. CNN Brasil, 2024. Disponível em: www.cnnbrasil.com.br/nacional/disponibilidade-de-agua-no-brasil-pode-ser-reduzida-em-40-ate-2040-diz-relatorio-da-ana/#:~:text=ANA | CNN Brasil-,Disponibilidade de água no Brasil pode ser reduzida em 40,2040%2C diz relatório da ANA&text=O Brasil pode perder 40, quarta-feira (31). Acesso em: 15 ago. 2024.
Nos pontos aqui estão especificados, se ampliam focos e vozes das visões que a Política e a Literatura encontram como veículos informacionais de possante veracidade. São dois instrumentos sociais, de mudança ou tentativas de alguma mudança, dependentes sempre de como quem recebe a mensagem delas reage.
A literatura como denúncia as mazelas políticas? Nos parece uma excelente reflexão. Mas aí não reduzimos o seu caráter ficcional?
Nos pontos aqui estão especificados, se ampliam focos e vozes das visões que a Política e a Literatura encontram como veículos informacionais de possante veracidade. São dois instrumentos sociais, de mudança ou tentativas de alguma mudança, dependentes sempre de como quem recebe a mensagem delas reage.
Em alguns casos, manter-se imparcial é quase como ser privado de ar.
"Inevitavelmente a literatura é palco de críticas e ataques" É a nossa arena! Espero que algum dia seja o nosso Elísio.
E obrigado pelas referências.
A imparcialidade não é, mesmo, nunca a melhor escolha.